23 julho 2015



Hospital de Valongo, um ano depois......!
Decorria o ano de 2014, e uma das questões que se discutia no Concelho de Valongo era o fecho do Serviço de Urgência do Hospital de Valongo! Para uns considerados "ilustres" não fazia sentido este se manter aberto! Para outros, os "não ilustres" era algo importante, algo que sentiam próximo e que durante muitos anos resolveu inúmeras questões de saúde a muitos munícipes, cidadãos! Apesar de chamada a atenção das entidades para a necessidade da existência de um serviço de atendimento urgente! Para a dificuldade e custos inerentes ao facto de terem que se deslocar para o Hospital de S. Joao! Apesar de ter sido pedido para primeiro criar um atendimento permanente noutro local de forma a servir a população e então depois utilizar o espaço para a instalação do então prometido Centro de Hemodiálise! Eis que o poder impera, a população é ignorada e ocorre o fecho do Serviço de Urgência do Hospital de Valongo no dia 15 de Julho de 2014!
Hoje, 15 de Julho de 2015, apesar das tentativas de silenciamento, apesar das ameaças contra a Liberdade de Expressão, contra a Liberdade de opinião dentro de uma Instituição como é a Assembleia Municipal! Venho, conforme prometido fazer um balanço do que foi feito um ano após o fecho do Serviço de Urgência! Apesar de ter sido referido que era necessário fechar a Urgência do Hospital de Valongo para instalar um Centro de Hemodiálise, apesar de inúmeras promessas, o que é que vemos no Hospital de Valongo? Números, apenas numeros! Passo a esclarecer!
Como eleito pelos Valonguenses, é meu dever ouvir e defender a população! Quando ouço esta mesma população, o que fica é um sentimento de vazio! As pessoas sentem uma saúde pior, mais custos para transporte, muito mais tempo perdido á espera de atendimento ( aliás, inúmeras vezes noticiado nos meios de comunicação social )! E o que respondem as instituições? Com números!!!
Quando a população diz que tem saudades de outros tempos, em que não demorava 6 horas a ser atendido! E o que respondem as instituições? Com números!!! Quando ouço as queixas dos Valonguenses sobre a falta que faz o atendimento do Serviço de Urgência de Valongo pelo facto de o Centro de Saúde de Campo não dar resposta às necessidades! E o que respondem as instituições? Com números!!!
Hoje, o Centro de Hemodiálise não está instalado! A prometida Unidade de Convalescença não está instalada!
Podem responder com estatísticas, com tabelas, gráficos! Mas há algo que não é possível quantificar, mas que é mais importante do que números! Os sentimentos e as sensações das pessoas, dos munícipes, dos cidadãos! Apesar das promessa vãs! Valongo está pior, muito pior!
Quantos mais anos vão ter os Valonguenses que esperar para sentir mudanças!
Para quando pessoas que cumprem o que prometem? Será assim tão difícil prometer apenas o que se pode cumprir!?????
Nuno Monteiro
BE Valongo
15-07-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário