10 setembro 2007

BLOCO DE ESQUERDA INAUGURA SEDE NO CONCELHO DE VALONGO

O Bloco de Esquerda (BE), pela primeira vez desde a sua formação, a nível nacional, e de igual modo, a nível concelhio, na sequência da eleição de dois representantes para a Assembleia Municipal e assembleia de Freguesia de Ermesinde, vai inaugurar, no próximo dia 15 de Setembro de 2007, a primeira sede do Núcleo Concelhio de Valongo.

No acto da inauguração, que contará com a presença de Dirigentes Distritais e Regionais, bem como de amigos do BE e aderentes do Concelho, será oferecido um “Porto de Honra” a todos os presentes.

Este Núcleo Concelhio fica sediado em Ermesinde, na Rua de São Lourenço, 4 Loja AB, 4445-596 Ermesinde, mas prevêem-se outros núcleos locais que estão nos objectivos do BE.

Há cada vez mais pessoas que consideram que o Bloco é neste momento uma importante força no concelho, porque é o Partido da oposição que apresentou mais propostas para o aprofundamento da democracia, assim como para a melhoria das condições sociais e ambientais, mantendo-se sempre ao lado das populações nos aspectos da Mobilidade, Habitação e Emprego. Como foram disso exemplo, entre outras, as propostas para avaliação e acompanhamento dos bairros, posição, aprovada por unanimidade contra o aumento dos Parquímetros, a qual suscitou a suspensão temporária da fiscalização e da cobrança de multas, defesa do Orçamento Participativo e da implementação da Agenda 21 Local, alteração e aperfeiçoamento dos Regimentos das Assembleias, nomeadamente da Assembleia Municipal de Valongo que passou a receber os munícipes no período inicial das mesmas, participação nos Grupos municipais e recente apresentação da proposta, aprovada também por unanimidade, que levou à elaboração de uma importante iniciativa prevista para o “Dia Sem Carros”, a realização da Marcha pelo Emprego, que percorreu o concelho, etc., etc.

Ao contrário de outras formações políticas, mesmo das que se dizem de esquerda, como é o caso do PS, que nada contribuem para os problemas do povo, mesmo quando ganham o poder, o BE – Valongo, tem mantido uma oposição consequente, activa e interveniente, em coerência com o seu programa eleitoral.

Na perspectiva de que irá concorrer nas próximas eleições autárquica de 2009, de forma a ter um crescimento significativo e ganhar um maior número de deputados e eleger desta vez um vereador, luta pela possibilidade da derrota da actual política de direita, quer a nível nacional, quer a nível local, a qual está a agravar as condições das populações.

O reforço organizativo nas Freguesias é um outro dos objectivos definidos pelo Núcleo.

Aproveitando o ensejo para convidar esse órgão da Comunicação social, a estar presente na inauguração, enviamos as nossas melhores saudações.

Concelho de Valongo, 6 de Setembro de 2007.
O Secretariado

3 comentários:

  1. E com enorme agrado que vejo uma importante medida saída da reunião de aderentes do bloco ser concretizada com êxito, é também com profunda convicção que prevejo muitas outras serem concretizadas da mesma forma, também por isso estou convencido que o bloco de Valongo vai enfrentar o futuro político com mais e maior ambição. Muito há a fazer, as dificuldades serão enormes, mas com a vossa determinação política e com as melhores condições organizativas que objectivamente existem, estou convencido que o êxito é garantido
    Mas na política não há linhas rectas não há facilidades. A não ser as que conduzem ao sectarismo. O sectarismo, mais do que uma linha política que ignora a táctica, é uma cultura, a pior de todas as culturas de esquerda (” com forte enraizamento no PCP/CDU de Valongo “), o que fás com que as nossas próprias certezas nos impeça de nos aproximar-nos na relação com os outros (populações) e com a ambição de construir uma força popular capaz de disputar a hegemonia da direita e da falsa esquerda no movimento popular do nosso concelho.
    Só se constrói uma verdadeira força com as pessoas que esperam da política e dos políticos, a capacidade de melhorar e transformar a vida. Não há outro modo para o bloco no concelho se quisermos ser protagonistas e não meros assistentes incapazes de reagir, porque à medida que crescemos e estamos a crescer política e organizativamente (como são prova a inauguração da sede), as populações exigem-nos e exigirão cada vez mais, que assumamos as responsabilidades com que nos apresentamos perante eles. Ter consciência disso, é a forma correcta para evitarmos o erro. Mas erro maior é não ter a ousadia de fazer a informação ás populações, fazer o debate e combate político onde se deve debater e combater. Não estou de todo a fazer uma acusação e muito menos uma constatação ao secretariado que fique bem claro, apenas faço um alerta para a realidade com que o bloco vai ter que se habituar no futuro a lidar em Valongo. Reduzir a política do concelho a slogans não dá bom resultado. As decisões tomam-se com critérios e análise política da situação concreta do nosso concelho. Na minha opinião é isso que o bloco de Valongo deve procurámos fazer,.
    Muito e bom trabalho está feito, muito ainda há a fazer, é preciso que as populações conheçam e sintam esse nosso trabalho.
    Parabéns c.basto.

    ResponderEliminar
  2. é pena a sede estar sempre fechada dá a imagem de ser um partido no concelho só de meia dúzia de pessoas que são donas do mesmo

    ResponderEliminar
  3. Camaradas venho por este meio solicitar que se organize a nível do concelho um debate sobre o Estado da Nação.Por um novo Abril que este já está gasto.FORÇA BLOCO

    ResponderEliminar