27 novembro 2005

COMUNICADO

VALE A PENA PROTESTAR
BAIRRO AGRAS NOVAS E POPULAÇÃO DA PALMILHEIRA EM ERMESINDE, GANHAM A LUTA PELO DIREITO AOS TRANSPORTES
Achou por bem a administração da STCP apresentar, finalmente, uma solução, resolvendo o problema criado com a suspensão da carreira 60, que tinha deixado de passar pela Avenida João de Deus.

A resolução do problema foi concordante com as aspirações actuais de todos quantos tinham que utilizar essa carreira, principalmente os moradores do bairro social Agras Novas, na Palmilheira, que se manifestaram no passado dia 6 de Outubro, na Avenida Duarte Pacheco, com o apoio do Bloco de Esquerda.

O Bloco de Esquerda, que colaborou activamente nos protestos de 6 de Outubro, manifesta, pois, a sua satisfação pelo problema resolvido, o que comprova que tudo tem solução. Mas, se não fossem os protestos da população da Palmilheira, em especial os moradores do Bairro, nada se tinha conseguido. A Câmara Municipal continuaria a dizer que não tinha poderes sobre a STCP, apesar de algumas diligências efectuadas, se não pendesse a ameaça de novas formas de luta no horizonte. Por isso, valeu a pena lutar. A Câmara fez o que tinha a fazer e a STCP demonstrou que, quando quer, pode satisfazer as necessidades do público, sem prejuízo dos seus interesses como empresa.

O Bloco de Esquerda pensa que a Câmara deve olhar com mais atenção para este tipo de problemas com os quais as pessoas se debatem no dia-a-dia, como é o caso da falta de transportes.

A questão dos transportes – ou a falta deles – , carece de uma maior atenção em muitos outros pontos do nosso Concelho. O problema mais premente é o caso da zona de Abelheira, em Valongo, onde a população é obrigada como que a um recolher obrigatório, já que a partir das 19 horas os transportes deixam de existir naquela zona.

O Bloco de Esquerda, que tem dois representantes eleitos nas últimas eleições autárquicas, um para a Assembleia de Freguesia de Ermesinde e outro para a Assembleia Municipal de Valongo, defende a gestão pelo Município de uns Transportes Urbanos de Valongo – TUV, que ponham em rede os actuais meios de transportes e de forma a interligar os vários lugares das cinco freguesias.

O Bloco de Esquerda deseja estar cada vez mais próximo da População, por isso, pretendemos ser uma porta aberta a todos e a todas que têm problemas, ideias, críticas e sugestões – e que nos informem e visitem, nas nossas instalações, no Porto, Rua do Torrinha, nº 151 (Sede Distrital), ou, então, nos contactem através dos nossos autarcas que foram eleitos.

1 comentário:

  1. Digam-me uma coisa: O BE Valongo não tem dado notícias, porquê? Pelo que tenho ouvido novidades é coisa que não tem faltado neste concelho. E pelo que me parece, vocês têm dois eleitos em órgãos autarquicos, um na A.Municipal e outro na A.Freguesia de Ermesinde. Portanto, devem, suponho eu, ter muitas novidades fresquinhas para contar. Existem muitas pessoas deste concelho que votaram em vocês e que gostariam de ver, aqui neste vosso espaço, novidades, do tipo: relactos das assembleias municipais e de freguesia, tomadas de posição do BE em relação a "isto e aquilo", críticas ao poder, etc. Pensem nisso. É que uma vez que criaram este espaço podiam aproveita-lo como um veículo de informação vossa. É que estas notícias que aqui estão já passaram um pouco do prazo, não acham? É só uma opinião minha. Mas acho que deveriam começar a "escrevinhar" mais, pelo menos para dizer "alto e bom som": ESTAMOS VIVOS. Cumprimentos deste vosso criado, Zé do Telhado.

    ResponderEliminar