05 maio 2010

INTERVENÇÃO DO BLOCO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE JOVENS 2010
Antes de mais, em nome do Bloco de Esquerda, gostaria de dar as boas-vindas a todos aqueles que hoje quiseram dar o seu contributo, bem como manifestar a enorme satisfação pela oportunidade de participar juntamente com os alunos, os pais dos alunos, os professores, os directores das Escolas aqui representadas e dos Srs. Representantes das forças políticas, a quem aproveito para saudar, e todos os munícipes presentes nesta Assembleia Municipal de Jovens.
A participação dos cidadãos, especialmente, dos mais jovens, na vida municipal afirma-se para nós como princípio sólido e estruturante da nossa Democracia.
Temos pena, porém, que a participação e o activismo da sociedade civil não tenha mais força e maior afirmação na vida política do país e, em particular, do nosso município.
Temos que reconhecer que a política tem dito pouco aos cidadãos ao longo dos últimos 36 anos de Democracia. E diz cada vez menos, sobretudo, aos mais Jovens. Basta ver as baixíssimas votações nas mesas de voto onde, em cada acto eleitoral, estão, normalmente, inscritos os eleitores mais novos. Basta ver a subida galopante da abstenção em praticamente todos os actos eleitorais desde a Revolução de Abril de 1974.
Independentemente das causas, a distância entre os cidadãos e a política é uma realidade indesmentível e que a todos nos deve preocupar.
Todos temos a responsabilidade de inverter este permanente afastamento e lutar por uma verdadeira mudança de mentalidade.
E se é verdade que as mudanças das mentalidades são, porventura, as mais difíceis de concretizar, também não é menos verdade que são os Jovens que mais aptidões revelam para as protagonizar.
São os que mais estão receptivos e disponíveis para aceitar o que é diferente e a trabalhar em prol de projectos inovadores e de soluções alternativas.
São, por assim dizer, os interessados mais directos naquilo que o futuro próximo lhes pode reservar e nas escolhas dos caminhos que desejam seguir.
E não temos dúvidas que são esses projectos, essas soluções e essas escolhas dos caminhos a seguir que hoje virão ao de cima no desenvolvimento dos trabalhos nesta Assembleia Municipal de Jovens.
Estive presente na Assembleia Municipal de Jovens do ano passado, ano em que fui candidato à Câmara Municipal, e fiquei muito surpreendido com a grande qualidade do trabalho aqui desenvolvido por muitos dos vossos Colegas.
Fiquei sensibilizado para muitos dos problemas existentes no nosso concelho, admitindo até o desconhecimento de alguns deles.
Lembro-me perfeitamente das dificuldades manifestadas pelos vossos Colegas de Alfena por causa da longa e penosa caminhada pedestre que diariamente faziam para chegar à Escola por falta de transporte público.
Lembro-me de problemas idênticos expostos aqui pelos vossos Colegas da Freguesia de Campo.
Lembro-me dos problemas de falta de segurança invocados pelos vossos Colegas de Ermesinde.
Lembro-me das questões relacionadas com o ambiente, nomeadamente, com a recolha de lixo e preservação da natureza.
E lembro-me do empenho, do entusiasmo e da enorme dedicação com que os vossos Colegas vieram aqui expor, de forma clara e objectiva, as situações que mereceram a sua preocupação.
Acreditem que nós também podemos e devemos apreender convosco. E a verdade, meus caros amigos, é que eu também apreendi muito naquele dia, assim como espero continuar a aprender hoje.
Em nome do Grupo Municipal do BE desejo um bom trabalho a todos.

Sábado, 01 de Maio de 2010
P´lo Grupo Municipal do Bloco de Esquerda,
Eliseu Pinto Lopes

1 comentário:

  1. Com entusiasmo o nosso amigo João Monteiro, informava a nossa camarada Cleydia presentemente no Brasil, da participação do seu grupo na Assembleia Municipal de jovens de Valongo, E as propostas por estes apresentadas, aos politicos presentes

    João Monteiro 2 de Maio de 2010 às 21:58

    OI!!!

    Sabe onde eu fui? Fui na Assembleia Municipal de Jovens de Valongo.
    Sabe quem estava lá??? o seu amigo Eliseu, a representar o Bloco de Esquerda.
    A proposta na nossa bancada era a criação de um festival da juventude em Valongo, idêntico ao da Maia, que seria de 2 em 2 anos intercalado com a ExpoVal. Apresentamos também umas ideias para o festival: concertos, workshops, stands com artesanato local, associações de saúde ( cruz vermelha, ...) para sensibilizar os jovens sobre drogas, doenças sexualmente transmissíveis, demonstrações de desportos ( com associações locais presentes: Terra Verde xD) e demonstrações de associações culturais ( grupos de teatro, ...).

    Agora a proposta vai à assembleia municipal ( a verdadeira xD).
    Vamos ver o que dá!

    ResponderEliminar