31 maio 2010


Deputados Metropolitanos do BE defendem continuidade das SCUT no Norte e no país
A Junta Metropolitana do Porto (JMP) decidiu, na sua última reunião, tomar uma posição sobre a introdução de portagens nas SCUT do Norte Litoral, Circular Exterior do Porto e Costa de Prata (A28, A29, A41/42).
Os Presidentes da Câmara que constituem a JMP decidiram optar por um argumentário falacioso, com o qual pretendem manter-se de bem com os seus partidos (PS e PSD) que defendem a introdução de portagens nas SCUT ao mesmo tempo passar uma imagem de defesa dos seus munícipes.
Eis o que nos é dito pela voz de Rui Rio, presidente da JMP: se as portagens forem introduzidas em todas as SCUT do país, os autarcas da área metropolitana do Porto aceitam as portagens também na A28, A29 e A41/42. Ou seja, a Junta Metropolitana do Porto decidiu entrar numa guerra mesquinha entre regiões e abandonou a defesa dos interesses das populações, dos munícipes, da indústria e do comércio dos vários municípios que serão afectados pela introdução de portagens nas SCUT.
A posição do Bloco de Esquerda é a da recusa linear e peremptória sobre a introdução das portagens da A41 que afecta particularmente o nosso Concelho, assim como qualquer outra SCUT do país.. As SCUT foram já construídas de acordo com um determinado modelo de financiamento e tendo em conta características específicas das zonas em que foram construídas.
Não há assim qualquer justificação séria para passarem agora a ser portajadas. Aliás, num momento de crise, em que o poder de compra das famílias diminuiu e em que a economia necessita de alavancas, a introdução destas portagens representa mais uma medida prejudicial.
Os munícipes sofrerão mais um agravamento das despesas no seu orçamento; as regiões mais pobres serão as mais prejudicadas; a indústria e as empresas localizadas na zona abrangida por estas auto-estradas que agora serão pagas verão os custos de produção e transporte encarecidos.
Esta é que é uma situação inadmissível para o Bloco de EsquerdaValongo. E por isso somos rigorosamente contra o fim de toda e qualquer SCUT, ao contrário do que defendem os autarcas do PS e do PSD na Área Metropolitana do Porto.
31 de Maio 2010
BE Valongo

Sem comentários:

Enviar um comentário