06 dezembro 2010

VALONGO: CONCELHO ESQUECIDO DO PIDDAC E NÃO SÓ…
Valongo é um dos quatro concelhos da área metropolitana do Porto que não contará com um cêntimo de investimento no âmbito do PIDDAC para 2011.
A desconsideração e a falta de sensibilidade do actual Governo e do Partido Socialista para com os Valonguenses é facto antigo e bem conhecido da população. Já no ano passado, os munícipes de Valongo foram “brindados” com um decréscimo de cerca de 70% das verbas inscritas no PIDDAC para 2010 no concelho.
Na área da saúde que, no ano anterior, tinha inscritas verbas de centenas de milhares de euros para a construção dos centros de saúde de Campo e de Alfena foi uma razia, com a diminuição das verbas para montantes irrisórios sem nenhuma justificação plausível, continuando as populações à espera da construção destes equipamentos.
No entanto, o pior ainda estava para acontecer com o PIDDAC para 2011.
O Bloco de Esquerda, tendo em conta a actual situação financeira do país, apresentou menos propostas e deu prioridade àquelas que sempre foram as mais urgentes e sentidas carências da população do concelho: a aposta nos serviços públicos de qualidade. Assim, o Bloco apresentou à votação a construção das novas instalações da USF de Alfena e do Centro de Saúde de Campo, bem como a requalificação da Escola EB 2.3 de Valongo.
Acontece, porém, que todas as propostas foram chumbadas na votação com as abstenções do PSD e do CDS e, imagine-se, com os votos contra do Partido Socialista. Curiosamente, o mesmo partido que na Assembleia Municipal de Valongo de 27/09/2010, realizada em Alfena, propõe com pompa e circunstância a elevação daquela freguesia a cidade, vem depois, entre paredes da Assembleia da República, votar contra a construção das novas instalações da Unidade de Saúde Familiar que os alfenenses já aguardam há mais de 10 anos.
Curiosamente, o mesmo partido que, na pessoa do presidente do seu grupo municipal e também deputado nacional, visita a escola EB 23 de Valongo e constata “in loco” as condições precárias em que a mesma funciona, vem depois votar contra a requalificação da mesma Escola.
Curiosamente, o mesmo partido que invoca a defesa dos interesses dos munícipes do concelho para atacar a política fiscal da Câmara, vem depois penalizar a população de Valongo com as portagens nas SCUTS e o afastamento de investimento na região.
Assim, os munícipes ficam a saber que venceu a proposta de PIDDAC apresentada pelo Governo e que, com o “inestimável” contributo do Partido Socialista, o concelho de Valongo é um dos quatro da área metropolitana do Porto que não contará com um cêntimo de investimento no âmbito daquele Plano para 2011.
O Bloco de Esquerda não aceita esta forma de estar na política, pois os interesses e anseios das populações devem ser sempre as principais prioridades.

Sem comentários:

Enviar um comentário