26 agosto 2009


Exmo. Senhor Director da
Unidade de Saúde Familiar de Alfena

Valongo, 06 de Agosto de 2009

Assunto: Prestação de informação acerca da construção de novas instalações da USF Alfena
Exmo. Senhor Director,
Na sequência da nossa visita/reunião à Unidade de Saúde Familiar de Alfena realizada no passado dia 03.06.2009, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda, por interpelação do Deputado Fernando Monteiro na Assembleia Municipal, foi informado verbalmente pelo Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal acerca da indisponibilidade, no momento, de qualquer terreno destinado à construção das novas instalações da USF Alfena.
Entretanto, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, na pessoa do Deputado João Semedo, apresentou na Assembleia da República várias perguntas dirigidas ao Ministério da Saúde relacionadas com as preocupações manifestadas na visita/reunião.
Por ofício de datado de 27/07/2009, o Ministério da Saúde por intermédio da Chefe do Gabinete da Sra. Ministra veio dar a resposta que abaixo se transcreve:
“A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Alfena entrou em funcionamento no dia 20 de Novembro de 2006, encontrando-se actualmente a prestar cuidados de saúde a 13.686 utentes.
Com a entrada em funcionamento da USF de Alfena, a Extensão de Saúde de Alfena sofreu obras de remodelação e beneficiação, tendo sido ainda informatizados todos os postos de trabalho.
O ministério da Saúde aguarda a formalização das negociações com a Câmara Municipal de Valongo relativamente à cedência de um terreno para a construção de um novo equipamento de saúde em Alfena, tendo inclusivamente inscrito, para o efeito, verbas no PIDDAC no valor de 200.000€, para 2009, e de 1.000.000€, para 2010.
O Ministério da Saúde prevê a execução do projecto, bem como o início da empreitada durante o corrente ano, com conclusão prevista para 2010.”
De facto, tanto quanto conseguimos apurar, o início das obras de construção das novas instalações continua a estar dependente da existência de terreno adequado, sendo certo que este ainda não terá sido cedido pela Câmara Municipal de Valongo, entidade com a qual existem negociações para o efeito, segundo a informação prestada.
Da nossa parte, continuaremos a dar toda a atenção ao desenvolvimento deste assunto e a lutar pela rápida construção das novas instalações da USF Alfena.
Com os melhores cumprimentos,

O Secretariado,

2 comentários:

  1. Camaradas: são necessário assinar os requerimentos e a nossa nota informativa, para poder serem enviados via correio, ao Director do CSF de Alfena e para Dr. Madureira.
    Esses documentos encontram-se na sede
    Carlos Basto

    ResponderEliminar
  2. correção. onde se le CFS de Alfena deve ler-se, USF de Alfena
    Carlos Basto

    ResponderEliminar