12 março 2010


BE apoia um novo rumo para o Associativismo concelhio
Recentemente, por interpelação dos representantes do BE/Valongo no âmbito de reunião com os vereadores da Câmara Municipal de Valongo, tivemos conhecimento de algumas das medidas dos Pelouros da Cultura e do Desporto na área do associativismo.
Como afirmamos no nosso programa eleitoral, para o Bloco só é possível levar a cultura e o desporto a todo o concelho através de um trabalho de parceria com as associações e as colectividades locais. Estas devem ser sempre os parceiros privilegiados na promoção daqueles valores. Daí que seja absolutamente urgente repensar o papel destas entidades no concelho, pois são fundamentais na promoção da democracia participativa e no envolvimento dos cidadãos na vida cívica.
Ao longo de vários meses, o BE empreendeu visitas à quase totalidade das associações do concelho, tendo reunido com os seus corpos directivos e constatado, no terreno, a atitude de desprezo que a Câmara Municipal vinha assumindo nesta matéria.
Nessas reuniões o BE defendeu a necessidade de um novo rumo para o associativismo concelhio, pugnando pelo desenvolvimento de um Programa Municipal de Apoio às Associações e Colectividades que, numa primeira fase, passaria pela realização de um inquérito para estudo e análise da situação do associativismo no concelho e, numa segunda fase, pela planificação da política de promoção da cultura e do desporto propriamente ditos, sempre em estreita colaboração não só com as associações, mas também com as Juntas de Freguesia.
Surpreendentemente, ficamos a saber que, entre as medidas dos Pelouros da Cultura e do Desporto na área do associativismo, consta precisamente a realização de um Inquérito para actualização das associações do concelho da responsabilidade do Departamento de Cultura, Turismo e Património Histórico e que já está, presentemente, a ser enviado para as diversas associações.
O BE/Valongo regista com satisfação esta iniciativa que, coincidência ou não, já constava do seu programa eleitoral e já era reclamada há muito tempo.
Talvez este seja um sinal de mudança de atitude da Câmara Municipal perante as associações, mas isso só o tempo o dirá.
Para já, o BE/Valongo considera esta medida positiva e, por isso, faz um apelo à participação de todas as associações concelhias no preenchimento do Inquérito para Actualização das Associações, colaborando na sua divulgação e na participação no desenvolvimento deste trabalho.
Bloco de Esquerda
Valongo, 12/03/2010

2 comentários:

  1. O associativismo sobrevive de uma dinâmica sustentada na participação activa e voluntária dos cidadãos. Contudo, essa atitude voluntariosa e gratuita não é fácil de encontrar e, por vezes, a participação associativa está condenada à ingratidão e à crítica fácil. Urge mudar mentalidades e predispor a cidadania para uma participação mais activa e comunitária.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o comentário da Ana. As pessoas têm de começar a participar mais na vida da comunidade em vez de ficarem sistematicamente em casa a lamentar-se. De uma vez por todas temos que meter na cabeça que não podemos ficar à espera que sejam os outros a mudar as coisas ou que elas mudem sozinhas enquanto estamos no sofá à frente da televisão. É preciso participar nas associações locais e dar um contributo para que alguma coisa mude para melhor por mais pequena que seja.

    ResponderEliminar