07 março 2009

Caixa recua e devolve dinheiro aos clientes do crédito bonificado


06-Mar-2009
Poucas horas depois do Bloco de Esquerda ter denunciado o caso e chamado o secretário de Estado do Tesouro ao parlamento, a Caixa devolveu o dinheiro que retirou das contas de clientes com crédito bonificado para habitação. A cobrança tinha sido justificada por carta como a correcção de um erro do Governo na classificação das bonificações, ocorrido há ano e meio.

Francisco Louçã reagiu ao anúncio da devolução do dinheiro pela caixa "com grande satisfação". "É positivo que a Caixa reconheça que cometeu um erro que prejudicou quinze mil famílias que compraram casa com recurso ao crédito bonificado". Louçã reafirmou que "nenhuma destas famílias deve pagar por um erro cujo responsável é o governo".
Para o deputado bloquista que denunciou a situação, “o facto de ter havido o protesto de muitas pessoas que descobriram ontem que as suas contas tinham sido vandalizadas e da DECO e do Bloco terem protestado, permitiu repor esta situação e portanto fico muito satisfeito, a Caixa e o ministério das Finanças estavam a proceder erradamente e era um erro que um outro erro do ministério fosse pago pelas pessoas, que têm muito poucos recursos e muitas dificuldades, que não são culpadas e não tinham de forma nenhuma de ser responsabilizadas por isso”. Louçã prometeu ainda “continuar muito atento para garantir que as pessoas não voltem a ser prejudicadas”.
A Caixa enviou esta semana uma carta a quinze mil clientes a anunciar o aumento da prestação, nalguns casos em valores muito significativos. O motivo prende-se com um erro na atribuição da classe de bonificação aos clientes, que a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças corrigiu e atribuíu a problemas na aplicação informática.

Sem comentários:

Enviar um comentário