08 janeiro 2009



ELEIÇÕES INTERCALARES EM ALFENA, DIA
25/JANEIRO/2009
4 Listas em disputa para a Assembleia de Freguesia

Deram entradas no Tribunal de Valongo 4 listas concorrentes às eleições intercalares da Assembleia de Freguesia de Alfena a realizar no próximo dia 25 de Janeiro. De acordo com o sorteio realizado, o Bloco de Esquerda será a primeira no boletim de voto.

A lista do BE foi a única das quatro listas que foi imediatamente aceite, já que não tinha qualquer irregularidade. Este facto é um bom indício do rigor e empenhamento político dos candidatos do BE.

Há que salientar a ausência de listas dos partidos de direita, PSD e CDS/PP. Esta “deserção” tem grande significado político, até porque em tempo de crise é preciso que todas as forças políticas tomem posição, digam quais são as suas propostas, definam as suas prioridades, indiquem as suas escolhas, assumam as suas responsabilidades. O PSD e o CDS/PP ao escolherem ficar na bancada, sentados como meros assistentes, são bem a imagem da confusão ideológica em que a direita está mergulhada e mostram que PSD e CDS/PP não estão preparados para dar a cara no grande desafio de combater a crise e melhorar a vida da maior parte da população de Alfena.

Também a lista do PS suscita um breve comentário, até porque reflecte a divisão/fractura da base eleitoral e das estruturas daquele partido também fustigadas pelas políticas neoliberais do governo de José Sócrates.

A prioridade dos eleitos do BE em 25 de Janeiro até às futuras eleições autárquicas de Outubro tem que ser a de estabelecer o funcionamento democrático da Assembleia de Freguesia e colocar as contas certas e em dia.

Uma autarquia não pode desempenhar bem as suas competências se o órgão deliberativo (Assembleia) e o órgão executivo (Junta) não respeitarem a vontade popular
. E uma autarquia para ter a confiança dos eleitores tem que prestar contas, contas certas e a tempo. Não pode haver qualquer dúvida ou suspeita sobre a forma como são usados os dinheiros públicos. Rigor e transparência nas receitas e despesas são para os candidatos do BE um ponto essencial na gestão das autarquias.

A lista do Bloco de Esquerda às eleições intercalares de 25 de Janeiro não deixará também de apresentar, no programa de actuação para os próximos 10 meses, um conjunto de medidas de combate à crise social e económica causada pelas políticas erradas do governo Sócrates, bem como propostas para melhorar a qualidade da democracia em Alfena.

Alfena, 05 de Janeiro de 2009

O Bloco de Esquerda

Sem comentários:

Enviar um comentário