15 janeiro 2009

VISTA AÉREA DE ALFENA

Carta aberta aos eleitores de Alfena

No dia 25: 4 listas em disputa para a Assembleia de Freguesia

São quatro as listas concorrentes às eleições intercalares da Assembleia de Freguesia de Alfena a realizar no próximo dia 25 de Janeiro. De acordo com o sorteio realizado, a lista do Bloco de Esquerda será a primeira no boletim de voto. A lista do BE foi a única das quatro listas que foi imediatamente aceite pelo Tribunal, já que não tinha qualquer irregularidade. Este facto é um bom indício do rigor e empenhamento político dos candidatos do BE.

Há que salientar a ausência de listas do PSD e CDS/PP. Em tempo de crise económica e social é preciso que todas as forças políticas tomem posição, digam quais são as suas propostas, definam as suas prioridades, indiquem as suas escolhas, assumam as suas responsabilidades. Mas o PSD e o CDS/PP ao decidirem ficar na bancada, sentados como meros assistentes às eleições, são bem a imagem da confusão ideológica em que a direita está mergulhada. PSD e CDS/PP não querem lutar contra as políticas anti-sociais de Sócrates, não dão a cara no grande desafio de combater a crise e melhorar a vida da maior parte da população de Alfena. Também a lista do PS mostra a profunda divisão/fractura da base eleitoral e das estruturas daquele partido, também fustigadas pelas políticas neo-liberais do governo de José Sócrates.

Uma autarquia não pode desempenhar bem as suas competências se o órgão deliberativo (Assembleia) e o órgão executivo (Junta) não respeitarem a vontade popular. E uma autarquia para ter a confiança dos eleitores tem que prestar contas, contas certas e a tempo. Não pode haver qualquer dúvida ou suspeita sobre a forma como são usados os dinheiros públicos. Rigor e transparência nas receitas e despesas são para os candidatos do BE um ponto essencial na gestão das autarquias.

As prioridades dos eleitos do Bloco de Esquerda para os próximos dez meses, até às futuras eleições autárquicas de Outubro, são as de estabelecer o funcionamento democrático da assembleia de freguesia e clarificar a situação económica e financeira da autarquia. A lista do Bloco de Esquerda tem também propostas para melhorar a qualidade da democracia em Alfena (por exemplo, o orçamento participativo) e medidas de combate à crise social e económica causada pelas políticas do governo Sócrates, que esquece quem mais precisa e só favorece quem mais tem.

Com o seu voto, os eleitores de Alfena podem pôr a sua freguesia no caminho do progresso e bem-estar. Para isso, é preciso votar nos que defendem um poder local com democracia e participação popular
. É preciso votar nos que dão luta às políticas de Sócrates, que muito se preocupa com os prejuízos dos banqueiros mas não quer saber dos desempregados, dos idosos e dos jovens sem trabalho estável e sem direitos. É preciso votar no Bloco de Esquerda !


Bloco de Esquerda - Alfena, 16 de Janeiro de 2009

1 comentário:

  1. Os meus cumprimentos.
    Aproveito para dar conhecimento do ofício enviado às Presideências da Câmara e da Assembleia Municipal.

    A QUEM SERVE A REMODELAÇÃO DA R. S. JOÃO DE BRITO ?!
    Como morador, sou favorável a obras de remodelação da Rua São João de Brito (Ermesinde), dado o estado lastimável em que se encontra há muitos anos.
    Sou a favor de obras que beneficiem os moradores e demais pessoas que acedam à referida artéria.
    Contudo, pelo traçado das obras é já visível que elas irão prejudicar seriamente a qualidade de vida dos moradores, pois vão ser eliminados (pelo menos) 50% dos lugares de estacionamento de viaturas.
    Há 40 anos que se pode estacionar de ambos os lados da rua. E, mesmo assim, à noite e aos fins de semana nem sempre se consegue lugar para estacionar.
    Como só se irá poder estacionar de um dos lados da rua, onde é que os moradores e os que os visitam irão estacionar as suas viaturas?! E quando chegarem com compras para descarregar e não tiverem lugar para estacionar, como farão?!
    A Câmara Municipal de Valongo está a gastar o dinheiro dos munícipes para prejudicar munícipes!
    Sendo uma rua praticamente reservada aos respectivos moradores, para que é que a Rua S. João de Brito (Ermesinde) precisa de passeios com 1,87m, quando as normas impõem 1,50?!
    Especialmente num contexto de crise, a Câmara deveria gastar o menos possível para servir bem os munícipes e nunca gastar verbas desnecessárias (e vultuosas) para prejudicar munícipes.
    Afinal quem ganha com este desperdício?! Quem beneficia com esta política?!
    Dado o exposto, como morador da Rua S. João de Brito (Ermesinde) reclamo que as obras de remodelação não devem pôr em causa o meu legítimo direito de estacionamento de viaturas em ambos os lados da rua, que vigora há 40 anos.
    Melhores cumprimentos.

    O morador do nº 17 – 1º
    (Jorge Silva – Tel 962 554 294 – jorfersilva@gmail.com)

    ResponderEliminar