03 maio 2009



Intervenção na Assembleia Municipal de Valongo , feita pelo BE sobre o 1º. de Maio.

Moção

Saudação ao 1º de Maio

em luta contra o desemprego e a precariedade

Os trabalhadores portugueses estão hoje confrontados com uma gravíssima situação no mundo do trabalho. Os salários são tão baixos que empurram muitos assalariados para os dois milhões de pobres existentes em Portugal. E há hoje um desemprego crescente (só em Valongo são quase 7.000, dos quais quase 4.000 são mulheres) e há também uma enorme instabilidade nos vínculos laborais.

Esta situação resulta directamente da ideologia neoliberal que comandou a actuação dos governos nos últimos anos. Aos trabalhadores passaram a chamar “colaboradores”, aos despedimentos passaram a chamar “ajustamentos na organização das empresas”. Mas em Portugal há ainda uma outra ameaça: um Código do Trabalho, que na continuidade do código Bagão Félix, quer tornar os despedimentos mais fáceis, mais rápidos, mãos baratos – um triplo simplex para os patrões.

Fazer do trabalho precário a regra em vez de excepção nos contratos laborais, empurrar as relações de trabalho para o quadro da legislação civil, enfraquecer a contratação colectiva e desvalorizar a sindicalização dos trabalhadores, eis outras marcas desta brutal ofensiva contra os assalariados.

Comemorar o 1º de Maio é lembrar todas e todos que desde 1888 saem às ruas em todo o mundo por trabalho digno. E é também combater a ganância do capital e colocar a exigência de ruptura com as políticas neo-liberais dos governos, pela melhoria das condições de vida e de trabalho, pela integração nos quadros dos trabalhadores precários, por aumentos dos salários e das pensões.

A Assembleia Municipal de Valongo, reunida em 29 de Abril de 2009, saúda o 1º de Maio, todas e todos os trabalhadores e as suas lutas.


BE-Valongo

Sem comentários:

Enviar um comentário